Para muitos, o alongamento é uma simples atividade para fazer antes da musculação ou de outras práticas de esporte, porém, segundo especialistas, é muito importante para a saúde do corpo.
Segundo o ortopedista
“Para a coluna, especificamente, o alongamento alivia pressões nos discos intervertebrais, equilibrando as forças aplicadas sobre a mesma e prevenindo dores e contraturas musculares associadas a posições inadequadas.”, explicou o especialista.
A falta de alongamento, sobretudo para pessoas que ficam com postura inadequada no dia a dia ou são sedentárias, pode causar diversos problemas, como:
- perda de flexibilidade corporal;
- aumento do risco de lesões musculares e tendíneas;
- dores posturais crônicas, como lombalgia e cervicalgia;
- encurtamento muscular, que pode afetar a postura e sobrecarregar estruturas como os discos intervertebrais;
- agravamento de condições como hérnias de disco e contraturas musculares.
Não há uma regra fixa sobre horários de alongamento, porém, o ideal é realizar esses exercícios aumentos duas a três vezes no dia. O ideal é realizar o alongamento de manhã, para preparar o corpo para atividades do dia, no meio do dia, para aliviar tensões, e à noite, para favorecer o relaxamento muscular.
É fundamental realizar alongamentos mesmo durante o expediente. Realizar pequenas sessões a cada uma ou dias horas é uma boa opção para evitar a sobrecarga na coluna e nas articulações.
“Além de reduzir as tensões acumuladas, o alongamento no trabalho promove uma melhor circulação sanguínea e concentração, evitando a fadiga precoce. Exercícios simples podem ser realizados de forma discreta e sem a necessidade de equipamentos. Um exemplo é o alongamento da região cervical, que pode ser feito inclinando lentamente a cabeça para os lados e mantendo a posição por alguns segundos. Ou, ao levantar-se e esticar os braços acima da cabeça, o que ajuda a descomprimir a coluna. Outra dica é buscar movimentar o tronco de forma leve, como em rotações, para aliviar as tensões na região lombar.”, disse o especialista.
Veja cinco dicas de alongamentos para fazer ao longo do dia:
- Alongamento do pescoço: Sentado ou em pé, incline a cabeça lateralmente, aproximando a orelha de um dos ombros. Mantenha por 15 segundos de cada lado. Isso ajuda a aliviar tensões na região cervical.
- Alongamento dos braços e ombros: Eleve um dos braços acima da cabeça e dobre o cotovelo, posicionando a mão no centro das costas. Utilize a outra mão para empurrar gentilmente o cotovelo. Alterne os lados e mantenha por 20 segundos.
- Alongamento da coluna lombar: Sentado, cruze uma perna sobre a outra e gire o tronco na direção da perna apoiada. Mantenha a posição por 15 segundos de cada lado. Esse exercício ajuda a descomprimir a região lombar.
- Alongamento dos isquiotibiais: Em pé, com uma perna estendida à frente sobre uma cadeira ou superfície baixa, incline o tronco em direção ao pé. Mantenha por 20 segundos em cada lado, contribuindo para aliviar tensões na região lombar.
- Alongamento das costas e ombros: Entrelaçando os dedos das mãos, estique os braços à frente e curve levemente as costas, como se quisesse afastar os ombros. Mantenha por 15 segundos. Esse alongamento relaxa a musculatura das costas, muito exigida em quem permanece sentado.