Hábitos durante as férias podem aumentar a dor nas costas; saiba quais são e como evitar

Especialista indicou a melhor forma de evitar as dores nas costas durante as férias

Dor nas costas

Férias, para muitos, é sinônimo de ficar horas deitado no sofá mexendo no celular ou vendo uma série ou até mesmo horas jogando no computador. Mas, dependendo da postura e do tempo sentado, é possível ter muitas dores nas costas.

Para evitar dores nas costas, o ortopedista Daniel Oliveira, especialista em coluna vertebral e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NOT) de Belo Horizonte, indicou manter a consciência corporal nas atividades do dia a dia, cuidando da forma de sentar, levantar, carregar peso e se deitar.

“Também é fundamental evitar esforços repentinos para os quais o corpo não está preparado e procurar manter hábitos básicos de movimento, respeitando os limites individuais, mesmo fora da rotina habitual”, explicou.

Ficar horas deitado no sofá pode causar danos à lombar, uma vez que a maioria deles não oferece suporte adequado à região, favorecendo posturas inadequadas e assimétricas, tensionando a musculatura paravertebral.

“Permanecer nessa posição por períodos prolongados pode levar à sobrecarga da musculatura lombar, contraturas, rigidez e piora de dores pré-existentes. Em pessoas com hérnia de disco ou alterações degenerativas da coluna, esse hábito pode intensificar os sintomas”, afirmou o especialista.

Leia também

Já quanto ao uso de celular e computador, o erro está na falta de cuidados ergonômicos, que altera o alinhamento natural da coluna e aumenta a sobrecarga sobre a musculatura e as articulações vertebrais.

“Esse comportamento está associado a dores lombares, cervicais e dorsais, além de favorecer desequilíbrios musculares e agravamento de alterações posturais. Durante as férias, quando o tempo de tela tende a aumentar, esses efeitos podem se tornar mais evidentes”, destacou.

Veja dicas para evitar as dores nas costas:

  • Estabelecer pausas regulares durante o uso de telas, levantando-se a cada 30 a 60 minutos para caminhar e realizar alongamentos simples;
  • Evitar permanecer longos períodos deitado no sofá ou em posições inadequadas;
  • Fazer atividades longe das telas, como caminhadas, exercícios ao ar livre e momentos de lazer que estimulem o movimento do corpo;
  • Manter uma rotina mínima de atividade física;
  • Cuidar da postura no dia a dia;
  • Preservar a qualidade do sono;
  • Respeitar os limites individuais.
Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...