Ouvindo...

Câncer de rei Charles III foi detectado ‘muito cedo’ e médicos estão ‘otimistas’

Doença foi descoberta durante tratamento de uma condição benigna na próstata, mas prognóstico do monarca é considerado bom

Charles III foi coroado como rei em setembro de 2022

O Palácio de Buckingham informou, na segunda-feira (5), que o rei Charles III está com câncer e deve adiar suas funções públicas para tratar a doença. Conforme informações da imprensa britânica, o prognóstico da doença é positivo, já que a descoberta veio em um estágio inicial.

Um amigo da família real relatou que Charles está “muito otimista” apesar do diagnóstico. “Pelo que sei, ele está bem, como de costume, e tão otimista que você nem saberia que ele tem uma doença. Felizmente, pelo que se sabe, a doença foi detectada muito cedo”, contou ao Daily Mail.

“O tratamento para todos os tipos de câncer evoluiu muito nos últimos anos. Os tratamentos especializados que estão sendo realizados agora são incrivelmente sofisticados. Ele e seus médicos são muito, muito positivos”, acrescentou a fonte próxima ao rei Charles III após o diagnóstico.

Leia também

A informação do Daily Mail foi confirmada pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. Em entrevista à BBC, já nesta terça-feira (6), Sunak afirmou que está em contato frequente com o monarca desde o diagnóstico.

Caso o rei precise se afastar das funções reais, dois ou mais Conselheiros de Estado deverão assumir os compromissos e estarão autorizados a assinar documentos, participar de reuniões do Conselho Privado e a receber novos embaixadores. Entre eles estão a esposa, Camila, e os filhos, os príncipes William e Harry.

Câncer de rei Charles III

O rei Charles III, do Reino Unido, de 75 anos, foi diagnosticado com câncer e adiará as funções públicas em função do tratamento. A informação foi divulgada pelo Palácio de Buckingham na tarde desta segunda-feira (5).

Segundo o comunicado, durante a recente internação do monarca para uma cirurgia na próstata, a equipe médica notou um novo problema. Após exames, foi constatado que rei Charles III está com câncer. O local, no entanto, não foi informado.

Já nesta segunda-feira (5), ele iniciou um calendário de tratamentos regulares, e foi recomendado pelos médicos a adiar as tarefas públicas. Conforme a nota do Palácio de Buckingham, o rei ‘continuará a empreender negócios do Estado e papelada oficial como de costume’.

A Família Real optou por comunicar sobre o diagnóstico para ‘prevenir a especulação e na esperança de que possa ajudar a compreensão do público para todos aqueles em todo o mundo que são afetados pelo câncer’.

O monarca agradeceu à equipe médica pelo rápido diagnóstico e, segundo a Família Real, está otimista em relação ao tratamento.

*Com informações da CNN

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.