Ouvindo...

O que é o teste do laço? Técnica ajuda a identificar casos graves de dengue

Em um contexto de epidemia, teste ajuda profissionais da saúde a definirem prioridades

Veja como o teste é realizado e importância

O paciente com suspeita de dengue pode se surpreender ao chegar no posto de saúde e, durante a triagem, ter um pequeno quadrado desenhado com caneta no braço. Nesse momento, é importante manter a calma, pois trata-se de um procedimento que pode ajudar a identificar se você pode desenvolver um estágio de risco da doença. Você conhece o teste do laço?

Apesar de não ser um exame diagnóstico de dengue, o teste ou prova do laço é uma avaliação que identifica o risco de sangramento que uma pessoa apresenta. “O teste do laço é utilizado na dengue e em outras condições de saúde que podem aumentar o risco de sangramento. Ele avalia a fragilidade dos vasos sanguíneos e o risco de o paciente desenvolver, no caso da dengue, um quadro de dengue hemorrágica”, explica o doutor Artur Oliveira Mendes, médico da família e comunidade.

Leia também
É um exame para avaliar se o paciente tem uma chance maior de ter sangramento
doutor Artur Oliveira Mendes

Como é feito o teste do laço?

A prova do laço é um exame rápido indicado em caso de suspeita de dengue, por permitir verificar a fragilidade dos vasos sanguíneos. Usualmente, o teste é realizado com o esfigmomanômetro, o aparelho de medir pressão.

“O teste do laço não é invasivo, ele não requer um preparo especial do paciente”, relata o médico. Os passos do teste são:

  • Avaliar a pressão arterial do paciente com o esfigmomanômetro;
  • Insuflar o manguito do esfigmomanômetro até ao valor médio entre a pressão máxima e a mínima;
  • Esperar 5 minutos com o manguito insuflado na mesma pressão;
  • Retirar o aparelho;
  • Deixar o sangue circular por pelo menos 2 minutos.

“Depois desse procedimento, você avalia ali o surgimento de petéquias, que são pequenas manchinhas vermelhinhas, indicando extravasamento de sangue em alguns pontos. Não é qualquer quantidade de petéquias que diz que o teste está positivo. Você tem uma quantidade e uma área bem definida, que difere em adultos e crianças”, expõe o doutor Oliveira.

Qual a importância do teste do laço?

O teste do laço oferece uma forma prática de identificar se um paciente com suspeita de dengue tem possibilidade de desenvolver complicações relacionadas a hemorragia. “Você vê se ali tem alguma fragilidade nos vasos sanguíneos e para o sangramento aparecer. Em um contexto de dengue, o teste acaba nos ajudando a tentar priorizar aquelas pessoas que estejam, em tese, sob maior risco”, complementa o doutor. Em um cenário de epidemia de dengue, o teste também auxiliar a direcionar os recursos e reforçar cuidados com as pessoas de maior risco.

A princípio, todos os pacientes com sintomas de dengue vão realizar a prova do laço, protocolo feito para definir sobre o risco da dengue hemorrágica. Apesar de não ser um exame diagnóstico, o teste do laço é importante por apontar para o risco de complicações. Em função disso, ao ter uma prova do laço positiva, o recomendado é seguir para a realização de um hemograma.

Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia