Você sabia que a forma como você dorme pode influenciar na sua coluna? Pois bem, isso é verdade, conforme explica o médico ortopedista especialista em coluna vertebral,
“A posição adotada durante o sono influencia diretamente a saúde da coluna vertebral. Durante o repouso, a musculatura e os discos intervertebrais entram em um processo de recuperação, e uma postura inadequada pode gerar sobrecarga em determinadas estruturas, favorecendo desalinhamentos, contraturas musculares e até aceleração de processos degenerativos. Além disso, dormir em posições que mantenham a coluna torcida ou excessivamente fletida pode, com o tempo, contribuir para o aparecimento ou agravamento de dores lombares, cervicais e torácicas”, disse o professor.
Dormir com uma má-postura além de poder provocar diversos problemas, como dores na coluna, tensão muscular, alterações na curvatura natural da coluna e distúrbios na circulação sanguínea, pode também influenciar no sono.
“Em casos prolongados, essas posturas inadequadas podem predispor a hérnias de disco, síndrome do desfiladeiro torácico e até alterações posturais permanentes, especialmente se associadas a outros hábitos inadequados durante o dia”, explicou o médico.
Quanto ao sono, o especialista explicou que “uma posição que cause desconforto ou compressão de vias respiratórias pode levar a despertares frequentes, sono fragmentado e dificuldade em alcançar fases mais profundas do descanso, essenciais para a recuperação física e mental. Além disso, determinadas posições, como dormir de barriga para cima com o pescoço excessivamente estendido ou de bruços, podem aumentar a probabilidade de roncos e até agravar quadros de apneia obstrutiva do sono, devido à alteração no posicionamento da língua e das estruturas da faringe”.
Dicas de um cardiologista para um sono de qualidade: como evitar roncos e dores ao dormir O que é a espondilite? Especialista compartilha dicas para identificá-la Dores na coluna ao fim do expediente? Saiba o que fazer e como evitá-las
Quais as melhores posições para dormir?
De acordo com o ortopedista, as melhores posições para dormir são aquelas que “respeitam o alinhamento fisiológico da coluna e minimizam pontos de pressão”.
“Dormir de lado, com um travesseiro de altura adequada para manter a cabeça alinhada ao tronco e um travesseiro entre os joelhos, é considerado uma das formas mais saudáveis. Outra opção é dormir de barriga para cima, com um travesseiro baixo sob a cabeça e outro sob os joelhos para reduzir a tensão lombar. Dormir em decúbito lateral esquerdo, especialmente para gestantes, favorece a circulação e reduz a pressão sobre órgãos internos. Uma variação lateral em posição fetal suave, sem flexionar excessivamente a coluna, também pode ser benéfica. Para quem prefere o decúbito dorsal, associar o uso de um travesseiro cervical anatômico pode melhorar o suporte da curvatura cervical e reduzir tensões”, recomendou o médico.