Ouvindo...

O que é a espondilite? Especialista compartilha dicas para identificá-la

A espondilite pode causar dores nas costas persistentes e rigidez

Sintomas comuns, como dor nas costas, dificultam o diagnóstico da espondilite

A espondilite é uma doença inflamatória crônica que impacta significativamente a qualidade de vida de quem a possui. Ela afeta principalmente a coluna vertebral e as articulações sacroilíacas, causando dor e rigidez.

Muitas vezes, essa condição é confundida com dores comuns nas costas ou cansaço, o que faz com que permaneça sem diagnóstico por vários anos.

Leia também

O que dizem os especialistas?

Em entrevista à CNN, o reumatologista Iván González afirmou que a espondilite “é uma inflamação da coluna que vai fazendo com que a coluna fique ‘grudada’ ao longo dos anos, e isso gera toda a sintomatologia da doença, como dor e rigidez na coluna vertebral”.

“A espondilite é bastante incapacitante. O grande problema é que o sintoma principal da doença, o mais importante, é algo muito frequente na população, que é a dor nas costas. Por isso, é preciso prestar muita atenção à dor nas costas em pessoas jovens”, pontuou o especialista.

Além disso, González explica que a condição dificulta o descanso do paciente: “não é qualquer dor nas costas, é uma dor que não permite descanso, uma dor nas costas diferente da habitual. É uma dor lombar que surge quando a pessoa está descansando, deitada à noite, tentando dormir, mas que causa incômodo”.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.