Uma em cada 20 pessoas pode desenvolver a forma grave da dengue, chamada de dengue hemorrágica, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Essa forma da doença é mais comum quando se contrai a enfermidade pela segunda vez, o que é possível, já que existem quatro subtipos do vírus.
Sintomas
A dengue tem como sintomas tradicionais febre alta, dores no corpo, dos nos olhos, manchas vermelhas. Contudo, após os primeiros dias de manifestação desses sintomas, quando a febre começa a arrefecer, esse é o momento em que se deve ficar atento a sinais da dengue grave:
● forte dor abdominal
● vômito frequente, com ou sem sangue
● sangramento nas gengivas ou nariz
● sangue nas fezes
● dificuldade para respirar
● confusão mental
● cansaço
● aumento do fígado
● queda de pressão
Na presença desses sintomas, a orientação é que o paciente procure atendimento médico imediato. As 24h ou 48 horas seguintes são determinantes, e podem salvar o paciente de complicações e mesmo da morte.
Tratamento
Não há tratamento específico para dengue. A orientação é a hidratação oral ou venosa, a depender do caso, e medicamentos para os sintomas. Importante lembrar que não se deve administrar anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e aspirina, pois aumentam chance de hemorragia.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.