Ouvindo...

Mais de 1,7 milhão de raios são registrados no Sul do Brasil em apenas três dias

A instabilidade atmosférica somada às frentes frias foram responsáveis pelo alto número de descargas elétricas

Mais de 1,7 milhão de raios são registrados no Sul do Brasil em apenas três dias. O fenômeno ocorreu em meio a um período de instabilidades e reforça o risco associado a temporais na região. As informações são do Clima Tempo.

Ao todo, foram registradas 1.778.766 de descargas elétricas entre quinta-feira (21) e sábado (23) de agosto de 2025 nos três estados do Sul do Brasil. O estado do Rio Grande do Sul concentrou o maior número, com 1.644.648 raios.

O Paraná registrou 109.914 descargas elétricas, já Santa Catarina somou 24.204 descargas elétricas no período de três dias.

Leia também

De acordo com a Clima Tempo, “A combinação de instabilidades atmosféricas e o deslocamento da frente fria foi determinante para o número elevado, colocando o estado como o mais afetado do país neste episódio”.

A empresa de metereologia informa ainda que, do total, 254.139 raios foram do tipo nuvem-solo, ou seja, chegaram a atingir o solo, enquanto 1.524.637 foram descargas entre nuvens, chamados de nuvem-nuvem.

Entre os principais riscos com o alto número de descargas elétricas, estão a queda de árvores, danos à rede elétrica e risco direto a pessoas em áreas abertas.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo