Ouvindo...

Santa Catarina inicia entrega de 70 toneladas de alimentos da agricultura familiar

Fornecimento será realizado em etapas durante 12 meses

Próprios produtores farão a entrega direta às entidades beneficiárias

Agricultores familiares catarinenses deram início nesta segunda-feira (11) ao fornecimento de parte dos mais de 70 mil quilos de alimentos que serão distribuídos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa é executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em etapas, ao longo de 12 meses.

Nesta primeira fase, aproximadamente 13 mil pessoas serão atendidas nos municípios de Lages, com entrega ao Banco de Alimentos, que atende cerca de 9 mil consumidores. As secretarias de assistência social das cidades de Campo Belo do Sul, Abdon Batista e Anita Garibaldi, também serão atendidas. Ao todo, a previsão é beneficiar quase 4,3 mil pessoas nos três municípios.

A operação conta com investimento de cerca de R$ 570 mil e envolve aproximadamente 40 agricultores familiares de Anita Garibaldi, Abdon Batista, Campo Belo do Sul, Campos Novos e Cerro Negro. Além do fornecimento, os próprios produtores farão a entrega direta às entidades beneficiárias. Entre os produtos adquiridos estão frutas, verduras, legumes, pinhão, farinha de milho, feijão (cores e preto) e bolachas.

O PAA, na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), auxilia na comercialização da produção da agricultura familiar: o governo adquire alimentos de agricultores com projetos aprovados e os próprios produtores os entregam diretamente às entidades, como escolas, bancos de alimentos e cozinhas solidárias, com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.