De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 34 mil novos casos de câncer de colo de útero devem surgir no Brasil até o fim de 2025. Em Belo Horizonte, tivemos 372 internações pela doença e 62 mortes no ano passado, segundo dados da prefeitura da capital. Em Minas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram 1.628 casos registrados em 2023 e 34 já em 2024.
Por sua vez, em relação ao câncer de mama, segundo o Inca, no ano passado, foram cerca de 70 mil casos. Segundo a médica infectologista Melissa Valentini, do Hermes Pardini, o câncer de colo de útero e o câncer de mama são os dois cânceres mais comuns na mulher.
“O ideal é a mulher ir ao ginecologista, pelo menos, uma vez ao ano. Os exames vão depender da idade e das situações de risco. Por isso, é importante ir ao médico para definir quais exames e de quanto em quanto tempo devem ser realizados. Outras doenças como infecções sexualmente transmissíveis, alterações de tireoide, diabetes e aumento de colesterol também podem ser rastreados em consulta médica. É importante lembrar que na consulta o médico fará perguntas sobre estilo de vida, atividades físicas, uso de álcool e cigarro além de avaliação do cartão vacinal”, detalha a especialista Melissa.
Sintomas
Alterações na menstruação como excesso de sangramento, cólicas excessivas e irregularidades menstruais devem ser avaliadas por um médico. Corrimentos e feridas nas regiões genitais também merecem atenção.
Prevenção
A prevenção é o melhor remédio contra qualquer tipo de doença. Pensando no HPV, alguns cuidados básicos já ajudam muito, de acordo com a especialista em tumores femininos do grupo Cancer Center Oncoclínicas BH, Flávia Paes.
“A melhor forma de prevenção contra o HPV é o uso de preservativo em todas as relações sexuais para evitar o contacto da pele contaminada com as verrugas ou com a infeção pelo HPV com a pele sadia. Além disso, as vacinas são muito eficazes na proteção contra a infecção pelo HPV”, ressalta Flávia.
Manter um estilo de vida saudável é muito importante. Ajuda a prevenir uma série de doenças, entre elas o câncer de mama. A orientação é do oncologista, especialista no tratamento de tumores mamários do grupo Cancer Center Oncoclínicas, Rafael Brant Costa.
“Estilo de vida saudável é fundamental na prevenção de várias doenças e com câncer de mama não é diferente. Dieta, atividade física, controle de peso, qualidade do sono, manejo do estresse, saúde mental e psíquica, dentre outros, são fatores. Modificáveis que podem. Ajudar na prevenção”, alerta.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.