Viana afirma que o Senado em breve terá maioria para instalar a CPI da Vaza Toga
A investigação busca apurar supostas irregularidades no Judiciário

O senador Carlos Viana (Podemos), um dos signatários do pedido de criação da CPI da Vaza Toga, afirmou que o Senado deve em breve ter maioria para instalá-la. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Itatiaia.
A investigação busca apurar supostas irregularidades, como o compartilhamento inadequado de recursos humanos e informações entre o STF e o TSE, emissão de ordens possivelmente ilegais a servidores, elaboração de relatórios administrativos direcionados a pessoas específicas, além de atuação administrativa além dos limites legais e regulamentares.
Segundo Viana, o requerimento já conta com 44 assinaturas no caso de Alexandre de Moraes, e a CPI da “Vaza Toga” deve atingir em breve as 41 necessárias para a instalação. “[Há] uma preocupação muito grande do Senado com as ações do ministro”.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.




