Dentre os vereadores que vão buscar cargos mais altos nas eleições de 2026, está Lucas Ganem (Podemos), que chegou, no início do mandato, a ser acusado por colegas de ser um “forasteiro” na Câmara Municipal de Belo Horizonte por não ter ligações com a cidade anteriores à sua eleição.
Ele afirmou à reportagem que pretende concorrer ao cargo de deputado estadual. Contudo, ponderou que ainda aguarda definições de seu partido antes de a decisão ser tomada.
O parlamentar foi eleito a reboque da causa animal, que é uma pauta ligada à sua família, formada por políticos majoritariamente de São Paulo. Ganem nasceu e foi criado na capital paulista, antes de tentar a sorte nas eleições em Belo Horizonte.
Questionado sobre a possibilidade de “saltar” de cargo ainda no primeiro mandato à frente da Câmara, o vereador afirma que seus eleitores esperam que ele os represente.
“Creio que quanto mais forte for essa representatividade melhores atuações e políticas públicas de qualidade poderão ser entregues através do meu mandato, pois é de conhecimento mútuo que um deputado tem mais poder do que um vereador, então se eu tiver essa oportunidade, encaro isso de forma super positiva”, ponderou.
Dos 41 vereadores de Belo Horizonte, ao menos 21 pretendem se lançar a cargos mais altos nas eleições de 2026. Dentre eles, como Ganem, há outros quatro que cumprem seu primeiro mandato na Câmara Municipal.