Ouvindo...

Veja quem são os cotados para assumir a vaga de Barroso no STF

Ministro anunciou saída da Corte nesta quinta-feira (9) e afirmou que é ‘hora de seguir novos rumos’

Luís Roberto Barroso anunciou aposentadoria do STF

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9), que deixará o Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado, que tem 67 anos, teria o direito de permanecer no cargo até 2033, mas resolveu antecipar sua aposentadoria.

Agora, outros nomes são ventilados para assumir o posto deixado por Barroso. Entre eles, estão:

  • Jorge Messias - Advogado-geral da União e nome de confiança do presidente Lula (PT).
  • Rodrigo Pacheco - Ex-presidente do Senado e parlamentar mineiro.
  • Bruno Dantas - Ministro do Tribunal de Contas da União, que tem proximidade com o Planalto.
  • Vinícius Carvalho - Ministro da Controladoria-Geral da União.
Leia também

Despedida

Barroso estava no Supremo desde junho de 2013. Ele foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff. De acordo com a lei, o magistrado ainda poderia ficar no cargo até 2033, quando completará 75 anos.

Em meio a lágrimas, o ministro disse que contribuiu para a defesa da Constituição junto com os colegas do Supremo. Durante o discurso, ele afirmou que é hora “de seguir novos rumos”.

O magistrado também alegou ter passado por problemas pessoais no período em que esteve na Corte. “Nada disso me afastou de dar o melhor de mim”, falou. “Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder”.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.