Toffoli determina que investigação de Vorcaro e Banco Master ficam sob competência do STF

O caso está sob sigilo em tramitação no Supremo Tribunal Federal

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal

O ministro Dias Toffoli, Supremo Tribunal Federal (STF), definiu nesta terça-feira (3) a competência da própria Corte sobre as investigações do Banco Master, do empresário Daniel Vorcaro.

“Mantenho o sigilo decretado a fim de evitar vazamentos que obstaculizem as investigações”, disse o magistrado.

No último dia 28, o TRF-1 revogou a prisão preventiva de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, e de outros investigados na Operação “Compliance Zero”. Vorcaro é suspeito de comandar uma fraude de R$ 12 bilhões.

“Novas diligências e medidas devem ser previamente submetidas ao crivo desta Suprema Corte, cuja competência originária se encontra estabelecida, até final decisão a respeito da presente Reclamação. Inclusive sobre outras investigações conexas”, escreveu Toffili na decisão.

Leia também

A decisão foi comunicada por meio de ofício enviado à 10ª Vara Federal do Distrito Federal, ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Agora, todos os procedimentos envolvendo essa investigação devem ser suspensos nas instâncias inferiores. Toda e qualquer medida terá que passar pelo crivo do Supremo Tribunal Federal.

Todo o processo está em sigilo.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...