Embora o plano de contingenciamento do governo para o tarifaço de Donald Trump já esteja pronto, ele está sendo mantido sob sete chaves até que seja apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, em entrevista à Itatiaia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), adiantou alguns pontos.
A proposta terá, por exemplo, empréstimos para socorrer os setores afetados. “Tem propostas de todo tipo, inclusive de linha de crédito”, afirmou. Haddad também disse que o estudo contempla a possibilidade de ações antidumping para evitar que produtos estrangeiros abaixo do preço de custo entrem no Brasil e atrapalhem a venda de produtos nacionais, que podem ficar sem escoamento por causa do tarifaço.
“Todo o cardápio, possível e imaginável, todo o cardápio vai ser apresentado”, disse Haddad. A proposta deve chegar às mãos do presidente Lula na semana que vem. “A partir de segunda-feira nós vamos preparar a apresentação para o Presidente da República. Tem medidas para todo gosto, para que ele, com a prudência que ele tem, com a experiência que ele tem em negociar — ele é um líder que tem as portas abertas no mundo inteiro”, concluiu.