Senado aprova criação do Dia da Axé Music; texto vai à sanção de Lula

Homenagem será comemorada em 17 de fevereiro, data do domingo de Carnaval após o lançamento da música ‘Fricote’

As cantoras Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes, principais expoentes do Axé

O Senado aprovou na quarta-feira (2) o projeto de lei que o Dia Nacional da Axé Music. Como já recebeu o aval da Câmara, o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pela proposta, de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), a homenagem será comemorada em 17 de fevereiro, data do domingo de Carnaval após o lançamento da música “Fricote”, do cantor baiano Luiz Caldas. A canção, também conhecida como “Nega do Cabelo Duro”, foi um dos grandes sucessos de 1985 e é considerada precursora do axé.

“Desde então, o ritmo tem sido um elemento central do Carnaval de Salvador, um dos maiores e mais conhecidos eventos culturais do Brasil”, justifica Lídice.

Leia também

O projeto foi relatado na Comissão de Educação Cultura pela senadora Augusta Brito (PT-CE), que apresentou parecer favorável ao texto.

“Mais do que entretenimento, o gênero expressa valores de resistência, celebração e coletividade, sendo vetor de inclusão social e econômica, sobretudo no estado da Bahia, onde impulsiona a geração de emprego e renda, especialmente durante o ciclo carnavalesco”, argumentou a relatora.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia

Ouvindo...