O secretário de Estado da Educação, Igor Alvarenga, caiu. A exoneração, ainda não confirmada pelo governo de Romeu Zema (Novo), foi informada ao secretário na manhã desta terça-feira (15). Há expectativa de que ele fique no cargo até o fim deste mês, quando um novo secretário deve assumir.
Segundo interlocutores de Igor Alvarenga, o vice-governador, Mateus Simões (Novo), teria afirmado que Rossieli Soares, ex-secretário no Pará, chega a Minas Gerais no fim do mês para assumir o cargo. Soares também atuou como ex-secretário da Educação de Michel Temer (MDB) e teve cargos na administração pública em São Paulo.
Alvarenga assumiu a pasta em agosto de 2022, na vaga de Júlia Sant’Anna. O secretário estava em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, quando Simões o convocou para uma reunião na capital.
Trocas no secretariado
O governo do estado tem promovido várias trocas no secretariado, especialmente locando ex-secretários em estatais com objetivo de federalizá-las por meio do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
Foi o caso de Luisa Barreto (Novo), que deixou o cargo de secretária de Estado de Planejamento e Gestão para assumir a presidência da Codemge. Na mesma toada, Fernando Passalio deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para assumir a presidência da Copasa.
Ainda nas trocas no alto escalão, Romeu Zema elencou Marcelo Aro (PP) para o lugar do deputado estadual Gustavo Valadares (PMN) na Secretaria de Governo em fevereiro. Aro, à época, atuava como secretário de Estado da Casa Civil.