Nome preferido do presidente Lula (PT) para concorrer ao governo do estado em 2026, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) está confirmado nas
Lula será recebido no aeroporto da Pampulha pela prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), que tem o nome ventilado para ser vice numa eventual chapa encabeçada por Pacheco. O nome de Marília também é defendido por alas petistas como forte para disputar o Senado Federal. Oficialmente, Pacheco e Marília ainda não confirmaram candidaturas a nenhuma das cadeiras cogitadas.
O presidente virá acompanhado da primeira-dama, Janja, e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).
Seis ministros vão integrar a comitiva em território mineiro. Estarão nas agendas o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ministro das Cidades, Jader Filho; ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), está confirmado na agenda em Contagem. Será o primeiro encontro de Damião com Lula em uma agenda oficial desde que assumiu o comando do Executivo municipal. Além de quadros do PT, deputados estaduais e federais de partidos de esquerda como PSOL, Rede e PV já confirmaram presença nos compromissos oficiais.
Ausências
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), não vai participar das agendas do presidente Lula em Minas. O político do Novo não vai participar dos eventos em Contagem e nem em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Pré-candidatos na disputa pela presidência da República de 2026, Zema e Lula têm trocado farpas nas redes sociais e quando se encontram pessoalmente em agendas públicas.
Lançado por Zema como pré-candidato ao governo de Minas, Mateus Simões (Novo), que costuma substituir Zema em compromissos oficiais, também não estará presente.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB), disse à Itatiaia que, por motivos previamente agendados, não conseguirá participar da agenda na Grande BH. Com a base eleitoral no Norte do Estado, o presidente do Legislativo estadual participará apenas do 2º compromisso do dia do petista.