Ouvindo...

Reunião entre Lula e Alckmin nesta segunda (11) deve concluir plano de contingência

As medidas para conter o tarifaço dos Estados Unidos devem ser anunciadas na terça-feira (12)

Lula diz ter ficado “nervoso“ com arroz a R$ 36 | CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) se reúnem nesta segunda-feira (11), para o que deve ser uma última reunião antes do anúncio oficial das medidas para conter o tarifaço dos Estados Unidos.

Os ministros envolvidos nas negociações do pacote também foram convocados para a reunião que deve ocorrer às 17h. Espera-se que o plano de contigência seja anunciado ainda na terça-feira (12) pela manhã.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), desmarcou os compromissos que teria nesta segunda, em São Paulo (SP), para participar da reunião.

Leia também

Além de Alckmin, participam do encontro os ministros da Casa Civil e da Fazenda, Rui Costa e Fernando Haddad; o advogado-geral da União, Jorge Messias; Gleisi Hoffmann, ministra Secretaria de Relações Institucionais e Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social.

De acordo com integrantes da equipe econômica do governo, conforme divulgado pela CNN, o plano que será apresentado foi elaborado reunindo diferentes ações voltadas a diversos setores e perfis empresariais.

O pacote incluirá medidas de amenização com foco no curto, médio e longo prazos, e deve incluir a expansão de compras governamentais, que permite que órgãos públicos absorvam mercadoria que deixará de ser exportada.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo