Celso Sabino critica expulsão do União Brasil e diz sair ‘de cabeça erguida’

‘Encerrando um ciclo, sem deixar de trabalhar pelo que mais importa’, disse emocionado em vídeo

Celso Sabino fez publicação no Instagram após ser expulso do União Brasil

O ministro do Turismo Celso Sabino se manifestou, na tarde desta segunda-feira (8), após a Executiva Nacional do União Brasil decidir por sua expulsão do partido. Por meio de uma live, Sabino classificou a decisão como “equivocada” e “injusta”.

Segundo o ministro, a intervenção ocorreu mesmo sem que houvesse qualquer descumprimento estatutário do diretório paraense. Ele afirmou que a direção estadual “foi um diretório eleito regimentalmente, respeitando todas as regras do partido”. Para Sabino, a medida é “realmente muito difícil de se aceitar”.

O ministro atribuiu sua expulsão à permanência no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Por continuar na equipe do presidente Lula, por continuar servindo o Estado do Pará num momento tão importante, às vésperas da COP30 (...), por trabalhar pelo Brasil e não abandonar o meu trabalho, me pediram para sair em 24 horas”, falou ele.

Sabino afirmou que não poderia deixar o comando do Ministério do Turismo às vésperas do evento mundial sediado em Belém. “Eu não teria essa irresponsabilidade de fazer isso (...) com o povo do Estado do Pará”, declarou. “Batemos a marca de 8,3 milhões de turistas estrangeiros visitando o nosso país apenas em 2025, um número extraordinário”.

Leia também

Sabino reforçou que deixa o União Brasil “com a cabeça erguida”, e afirmou não carregar “nenhuma mácula”.

“Estou saindo do partido porque trabalhei pelo Brasil, pelo turismo, não me curvei e tive a coragem de enfrentar partidos políticos quando quiseram me obrigar a fazer o que eu não concordei (...) “Sigo na minha pré-candidatura ao Senado da República, sigo ao lado do melhor presidente que o Brasil já teve”, afirmou.

“Me tiraram do União Brasil na data de hoje, mas saio com o sentimento de que fui injustiçado. O julgamento será feito pela história e pelo povo do Estado do Pará.”

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...