A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para condições de tempo severas previstas entre terça-feira (9) e quinta-feira (11), por causa da formação de um ciclone extratropical no Sul do país. O órgão alerta para tempestades e rajadas de vento que podem chegar aos 90 km/h.
Um gabinete de crise foi ativado para monitorar os impactos causados pelo ciclone que se formará no Sul do país e irá trazer elevados acumulados de chuva em em todas as regiões do estado. Na tarde desta segunda-feira (8), os paulistas receberam um alerta pelo celular chamando atenção para alterações no clima e sobre a possibilidade de chuva de granizo.
Nessa terça-feira, a expectativa é de chuva forte e volumosa em praticamente todo o estado, com volumes mais altos nas regiões que fazem divisa com o Paraná, na área central e na faixa leste, que inclui as regiões metropolitanas e o litoral. A combinação de chuva intensa e solo encharcado pode provocar alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Na quarta-feira (10), a Defesa Civil irá concentrar a atenção para as rajadas de vento. O vento deve ser mais intenso na faixa leste do estado, com possibilidade de ultrapassar os 90 km/h. De acordo com o órgão estadual, a ventania aumenta o risco de queda de árvores, galhos e estruturas frágeis, além de causar interrupções temporárias no fornecimento de energia.
A expectativa é que o ciclone comece a se afastar na quinta-feira (11) e os temporais também reduzam a intensidade. Apesar disso, ainda pode ocorrer rajadas de vento isoladas em regiões como Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba