Relatório da dosimetria é protocolado e Câmara deve votar proposta nesta terça (9)

Paulinho da Força afirma que texto contempla redução ampla de penas e busca ‘pacificar o país’

Paulinho da Força (Solidariedade - SP)

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) anunciou nesta terça-feira (9), que concluiu e protocolou o relatório do projeto de dosimetria, proposta que trata da redução de penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O texto deve ser votado ainda hoje, segundo ele, após acordo com o presidente da Comissão, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O parlamentar afirmou que passou os últimos três meses articulando com partidos e lideranças em Brasília para viabilizar o avanço da matéria. Segundo Paulinho, o relatório contempla a liberação de todos os condenados e reduz drasticamente as penas aplicadas a figuras de maior destaque entre os envolvidos.

De acordo com ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro, citado no relatório como alguém que teria sido enquadrado com pena elevada, teria sua condenação reduzida de 27 anos e 3 meses para aproximadamente 2 anos e 4 meses.

“Hoje é um dia de muita alegria”, disse o deputado ao comentar o fechamento do texto. Segundo ele, a votação deve ocorrer às 18h.
“Apresentei e protocolei o relatório da dosimetria. No meu relatório, essas pessoas todas serão libertadas. E aqueles que tiveram uma pena maior, como por exemplo o Bolsonaro, terão a redução. Estou fazendo a minha parte para pacificar o Brasil e permitir que o ano que vem seja para discutir eleição e projetos que interessam ao país.”

Leia também

Paulinho também agradeceu a Hugo Motta pela inclusão do tema como primeiro item da pauta. Para ele, a aprovação do projeto pode encerrar a “polêmica permanente” que domina o debate político desde 2023 e, segundo sua avaliação, abrir caminho para um ambiente mais estável no período pré-eleitoral de 2026.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...