“Desdolarizai-vos!”. Com essa frase estampada sobre a imagem do popular vira-lata caramelo, símbolo afetivo nas redes sociais o PT (Partido dos Trabalhadores), reforçou neste domingo (13) sua defesa por uma nova política monetária no Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A publicação nas redes sociais faz referência direta à proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de buscar alternativas ao dólar nas transações comerciais entre os países-membros do bloco. “Um novo tempo exige coragem para mudar. E o Brasil está pronto para liderar esse caminho”, diz a legenda da postagem.
A mensagem ecoa os discursos feitos por Lula durante a cúpula do Brics, encerrada no dia 7 de julho, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o presidente brasileiro voltou a defender uma reconfiguração das relações comerciais internacionais com menor dependência da moeda americana.
“O mundo precisa encontrar um jeito de que nossas relações comerciais não precisem passar pelo dólar. Obviamente, temos que ser responsáveis e fazer isso com cuidado”, disse Lula, acrescentando: “Não queremos mais um mundo tutelado. Não queremos mais desrespeito à soberania”. A defesa da desdolarização, além de propor um novo modelo de multilateralismo, também funciona como resposta indireta à retórica do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano). Em 2025, Trump já ameaçou aplicar tarifas de até 100% contra os países do Brics caso avance a ideia de uma moeda comum.
As tensões entre Brasil e Estados Unidos se intensificaram nos últimos dias, após Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto. O governo Lula classificou a medida como injustificada e tem articulado reações diplomáticas e comerciais.
Com o novo post, o PT não apenas fortalece o discurso pela soberania econômica, mas também sinaliza apoio à construção de uma nova arquitetura financeira global, em que o Brasil busca ocupar papel de liderança.