Ouvindo...

PT convoca reunião de emergência após suspensão de eleição em Minas Gerais

Partido discute impacto de liminar que garantiu candidatura de Dandara e avalia próximos passos do Processo de Eleições Diretas em Minas Gerais

PT de Minas Gerais criou impasse para a direção nacional do partido

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores convocou uma reunião extraordinária para a próxima terça-feira (8), às 17h, para discutir os efeitos da decisão judicial que resultou na suspensão da eleição interna do partido em Minas Gerais. A medida foi tomada após determinação da Justiça do Distrito Federal que garante à deputada federal Dandara Tonantzin o direito de concorrer à presidência estadual do PT mineiro em igualdade de condições com os demais candidatos.

A decisão, proferida por um juiz plantonista da primeira instância, obriga o partido a adotar providências para viabilizar a candidatura da deputada, que havia sido indeferida por não estar em dia com o pagamento das contribuições partidárias no prazo previsto pelo estatuto e pelo regulamento do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025.

Diante da impossibilidade logística de reimprimir as cédulas já distribuídas a mais de 700 municípios mineiros, além da insegurança jurídica gerada entre os filiados, a Comissão Executiva Nacional do PT decidiu adiar a votação no estado. Uma nova data ainda será definida pelo Diretório Nacional do partido.

Leia também

Em nota, o PT afirmou que irá cumprir a decisão judicial, mas destacou que apresentará defesa no processo, argumentando que todas as decisões internas sobre o caso seguiram o que estabelece o estatuto da legenda. A Executiva também desautorizou manifestação do Diretório Estadual do PT de Minas Gerais sobre os efeitos da decisão judicial no PED.

A pauta da reunião de terça inclui, além do imbróglio mineiro, a análise de outras ações judiciais movidas por filiados contra decisões internas do partido.

Entenda a confusão:

A deputada federal Dandara, do Triângulo Mineiro, teve sua candidatura à presidência estadual do PT barrada por suposta dívida partidária de R$ 130 mil — valor que ela afirma já ter pago. No sábado (5), ela conseguiu uma liminar na Justiça do Distrito Federal garantindo sua participação na eleição marcada para domingo (6).

Diante disso, a cúpula nacional do PT se reuniu às pressas e, ainda na noite de sábado, decidiu suspender a eleição em Minas Gerais. A decisão foi assinada pelo presidente nacional do partido, Humberto Costa.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio