Está suspensa a eleição prevista para este domingo (6), que escolheria o novo presidente e integrantes do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais.
O PT organiza eleições nos diretórios estaduais em estados de todo o país neste domingo, mas em Minas Gerais a situação vinha cercada de polêmica.
Tudo começou com a negativa de candidatura à presidência estadual do partido para a deputada federal Dandara, que tem atuação na região do Triângulo Mineiro.
Instâncias administrativas do PT alegavam que a deputada tinha uma dívida partidária na ordem de R$ 130 mil. A parlamentar negava, dizendo que já havia quitado essas obrigações.
No final da tarde desse sábado (5), como a Itatiaia informou, a deputada federal conseguiu, junto à justiça do Distrito Federal, uma liminar garantindo a participação dela nas eleições previstas para este domingo.
Com isso, uma reunião de cúpula de última hora foi feita por integrantes da Diretoria Nacional do PT com membros do partido em Minas Gerais. No final da noite deste sábado, informação também noticiada em primeira mão pela Itatiaia, a Executiva Nacional do PT decidiu suspender as eleições deste domingo.
A decisão é assinada pelo presidente nacional do partido, Humberto Costa. Com esta decisão, as eleições previstas para este domingo não vão ocorrer e uma nova reunião da Executiva Nacional do PT nesta segunda-feira vai definir quais serão os próximos passos da legenda em Minas Gerais.
Fontes ouvidas pela Itatiaia não descartam a possibilidade de que a Executiva Nacional destitua todo o diretório estadual do partido, fazendo assim uma espécie de intervenção para garantir o processo eleitoral de forma mais coordenada.
Até o fechamento desta reportagem, a Diretoria Estadual do PT não havia se pronunciado sobre a decisão da Executiva Nacional.