Programa quer incentivar recuperação e dar novo uso a imóveis históricos em MG

Com linhas de crédito do BDMG e editais de incentivo da Cemig que podem chegar aos R$ 15 milhões, iniciativa vai abrir lista para prefeituras e investidores

Um dos prédios históricos que compõem o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte

O governo do estado lançou nesta terça-feira (2) o programa “Paragens de Minas”, que tem o objetivo de incentivar a recuperação e dar novo uso para imóveis públicos ou privados que são considerados patrimônio histórico. Com linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e editais de incentivo da Cemig que podem chegar aos R$ 15 milhões, a iniciativa vai abrir uma lista para prefeituras e investidores, que vão poder cadastrar imóveis históricos com potencial turístico ou cultural, e que podem ser revitalizados com o interesse da iniciativa privada.

O programa é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) e Invest Minas.

Segundo a secretária estadual de Cultura, Bárbara Botega, o programa não prevê venda de imóveis, mas a renovação e nova utilização.

Questionada sobre quais prédios públicos já estão no radar do programa, a secretária preferiu aguardar os estudos que estão sendo feitos e não declarou quais prédios podem entrar no programa.

Palácio da Liberdade fica de fora

Questionada pela Itatiaia se o prédio do Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, está no plano de “novos usos” do programa, a secretária negou.

O prédio esteve no meio de uma polêmica no segundo semestre deste ano, quando uma portaria publicada pelo governo, e depois, revogada, pretendia abrir o espaço para realização de eventos privados.

Bárbara Botega disse que o imóvel já está aberto ao público e serve de exemplo de patrimônio público recuperado.

O cadastro de imóveis deve ser feito no site do Invest Minas: investminasdigital.com.

Vila Galé faz parte do programa ‘Paragens de Minas’

A rede portuguesa de hotéis Vila Galé inaugurou em maio o primeiro hotel da rede em Minas Gerais. É o Vila Galé Collection Ouro Preto, no distrito de Cachoeira do Campo, na cidade histórica de Ouro Preto.

O prédio escolhido para sediar o empreendimento tem, por si só, uma série de simbolismos. O edifício histórico, tombado pelo Iepha já foi sede do Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Ouvindo...