Popularidade de Lula estaciona em novembro, aponta Quaest

Pesquisa mostra estabilidade nos índices e aumento da preocupação dos brasileiros com a violência

Lula (PT), presidente do Brasil.

A desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue estável em novembro, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (12) pela Genial/Quaest. O estudo mostra que 50% dos entrevistados desaprovam o presidente, enquanto 47% aprovam sua gestão. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder. As variações em relação a outubro ocorreram dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Em outubro, a desaprovação de Lula havia alcançado o menor patamar desde maio, quando o índice chegou a 57%. O recuo havia interrompido uma sequência de quedas observadas ao longo do ano. De lá para cá, o indicador oscilou apenas um ponto, dentro da margem de erro. Já a aprovação caiu de 48% para 47%, também sem variação significativa.

De acordo com a Quaest, o resultado reflete o impacto da operação policial de 28 de outubro no Rio de Janeiro, que reacendeu o debate sobre segurança pública. O tema se tornou a principal preocupação dos brasileiros, subindo de 30% para 38% entre outubro e novembro. A economia aparece em segundo lugar, com 15%.

Veja os dados:

  • Aprovação: 47% (-1%)
  • Desaprovação: 50% (+1%)
  • Não sabe/não respondeu: 3% (0%)

Apoio político

O levantamento também detalhou a aprovação de Lula entre diferentes grupos ideológicos. O presidente ganhou apoio entre lulistas (de 90% para 91%), na direita não bolsonarista (de 10% para 12%) e até entre bolsonaristas (de 9% para 14%). Já entre a esquerda não lulista e os independentes, a aprovação caiu, passando de 83% para 81% e de 46% para 43%, respectivamente.

Leia também

Perfil do eleitorado

Lula mantém maior aprovação entre mulheres (51%), pessoas com 60 anos ou mais (53%) e aqueles com ensino fundamental (55%). O apoio é mais expressivo entre quem recebe até dois salários mínimos (54%) e entre católicos (50%), enquanto entre evangélicos o índice é menor, de 38%.

Avaliação do governo

A avaliação geral do governo também ficou estável. A parcela que considera o trabalho de Lula negativo subiu de 37% para 38%, enquanto a avaliação positiva recuou de 33% para 31%. Já os que classificam a gestão como regular passaram de 27% para 28%.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 6 e 9 de novembro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...