Ouvindo...

Lula defende apuração paralela sobre operação no RJ: ‘desastrosa’

Ação, considerada a mais letal da história do estado, teve como alvo o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (4) que o governo federal pretende pressionar por uma investigação paralela sobre a operação policial que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro, incluindo quatro agentes, na semana passada. A ação, considerada a mais letal da história do estado, teve como alvo o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha.

Leia mais: Em reunião, Moraes e Alcolumbre falam sobre segurança após megaoperação no RJ

Durante entrevista às agências agências internacionais de mídia, em Belém (PA), Lula criticou a condução da operação e disse que o objetivo era cumprir mandados de prisão, não provocar mortes.

“A decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve a matança. Eu acho que é importante a gente verificar em que condições ela se deu”, afirmou o presidente.

Leia também

Segundo Lula, o governo articula para que legistas da Polícia Federal participem do processo de apuração. O caso será tema de uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (5).

O ministro Alexandre de Moraes determinou que o governo do Rio preserve todos os elementos materiais da operação - como laudos e cadeias de custódia - para permitir o controle e a verificação da atuação policial pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública.

No dia seguinte à ação, o governador Cláudio Castro (PL) classificou a operação como “um sucesso”, afirmando que as únicas vítimas foram os quatro policiais mortos. Já para Lula, “do ponto de vista da ação do Estado, ela foi desastrosa”.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio