Ex-comandante do Corpo de Bombeiros pode ser novo secretário de Segurança de Minas

Pela primeira vez, um militar das forças de segurança de Minas Gerais pode se tornar Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública

Coronel Estevo pode assumir pasta da Segurança Pública

Pela primeira vez, um militar das forças de segurança de Minas Gerais pode se tornar Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública. O coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Edgard Estevo pode ser o escolhido para suceder o atual secretário, Rogério Greco, caso ele deixe o cargo para disputar as eleições de outubro. Edgard Estevo é secretário-adjunto e tem a preferência do titular da pasta.

Rogério Greco deve definir até a semana que vem se vai mesmo se desincompatibilizar e se lançar candidato. A definição vai passar também por uma possível filiação ao Novo, partido do governador Romeu Zema. O nome do secretário é cotado para disputar o Governo do Rio de Janeiro, seu estado natal, numa tentativa do Novo de ganhar mais projeção nacional. Lembrando que Romeu Zema é o único governador do Brasil pela legenda. Ele vai renunciar em março e já declarou que quer ser candidato à Presidência.

Sobre o possível novo secretário de Justiça e Segurança Pública, Edgard Estevo foi comandante-geral do Corpo de Bombeiros durante 4 anos, de janeiro de 2019, início do segundo mandato de Zema, até janeiro de 2023. Logo após deixar o comando, foi para a reserva e em seguida nomeado secretário-adjunto de Segurança Pública.

A definição sobre a saída de Rogério Greco e a possível nomeação de Edgard Estevo vai sair na semana que vem, depois de tratativas com o governador Romeu Zema e o vice, Mateus Simões (PSD).

Até o início dos anos 2000, o titular sempre foi um delegado da Polícia Civil. Em 2003, a pasta foi transformada em Secretaria de Defesa Social, tendo sob seu guarda-chuva a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o sistema penitenciário.

Para evitar conflitos entre as corporações, os secretários nesses mais de 20 anos sempre foram de outros órgãos e até de outros poderes ou políticos. O primeiro secretário de Defesa Social foi o desembargador aposentado Lúcio Urbano e, o atual, Rogério Greco, é procurador de Justiça aposentado do Ministério Público de Minas, onde atuou durante 30 anos. Agora, quebrando a tradição, pela primeira vez, um militar das forças de segurança de Minas pode se tornar secretário.

Leia também

A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia

Ouvindo...