Pela primeira vez, um militar das forças de segurança de Minas Gerais pode se tornar Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública. O coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Edgard Estevo pode ser o escolhido para suceder o atual secretário, Rogério Greco, caso ele deixe o cargo para disputar as eleições de outubro. Edgard Estevo é secretário-adjunto e tem a preferência do titular da pasta.
Rogério Greco deve definir até a semana que vem se vai mesmo se desincompatibilizar e se lançar candidato. A definição vai passar também por uma possível filiação ao Novo, partido do governador Romeu Zema. O nome do secretário é cotado para disputar o Governo do Rio de Janeiro, seu estado natal, numa tentativa do Novo de ganhar mais projeção nacional. Lembrando que Romeu Zema é o único governador do Brasil pela legenda. Ele vai renunciar em março e já declarou que quer ser candidato à Presidência.
Sobre o possível novo secretário de Justiça e Segurança Pública, Edgard Estevo foi comandante-geral do Corpo de Bombeiros durante 4 anos, de janeiro de 2019, início do segundo mandato de Zema, até janeiro de 2023. Logo após deixar o comando, foi para a reserva e em seguida nomeado secretário-adjunto de Segurança Pública.
A definição sobre a saída de Rogério Greco e a possível nomeação de Edgard Estevo vai sair na semana que vem, depois de tratativas com o governador Romeu Zema e o vice, Mateus Simões (PSD).
Até o início dos anos 2000, o titular sempre foi um delegado da Polícia Civil. Em 2003, a pasta foi transformada em Secretaria de Defesa Social, tendo sob seu guarda-chuva a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o sistema penitenciário.
Para evitar conflitos entre as corporações, os secretários nesses mais de 20 anos sempre foram de outros órgãos e até de outros poderes ou políticos. O primeiro secretário de Defesa Social foi o desembargador aposentado Lúcio Urbano e, o atual, Rogério Greco, é procurador de Justiça aposentado do Ministério Público de Minas, onde atuou durante 30 anos. Agora, quebrando a tradição, pela primeira vez, um militar das forças de segurança de Minas pode se tornar secretário.