Se eleito para o TCE, Tadeuzinho pode ser o mais longevo da história do tribunal

Caso seja escolhido pela Assembleia, o deputado só precisaria se aposentar aos 75 anos de idade, em 2061

Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia, é cotado para assumir vaga no TCE

Cotado para assumir a segunda das três vagas abertas no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) nesta legislatura, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), pode se tornar o conselheiro mais longevo da história da instituição.

Em seu quarto mandato na Assembleia, Tadeuzinho tem 39 anos. Caso ele se eleja conselheiro a partir da votação da Casa e tome posse neste ano, ele só precisaria deixar o cargo ao completar 75 anos, o que se daria em setembro de 2061.

Numa conta hipotética em que Tadeuzinho chegue ao cargo de conselheiro em junho, ele bateria a marca de 12.173 dias no cargo, quase 33 anos e quatro meses. A partir do quadro histórico de integrantes do TCE, a Itatiaia apurou que o mandato mais longo até aqui foi o de Aloysio Alves da Costa, que ficou 29 anos e 8 meses no tribunal entre 1955 e 1985.

A lista dos mais longevos segue com:

  • Domingos Henriques Gusmão Júnior (1947-1972)
  • Luiz Domingos da Silva (1957-1980)
  • Hercules Diz Ventura (1971-1993)
  • Flávio Regis Xavier de Moura e Castro (1988-2009)
  • Wanderley Geraldo de Ávila (2004-20024)

Em tempo total desde a posse até o fim do mandato, a segunda posição ficaria com Vivaldi Wenceslau Moreira, que entrou no tribunal em 1949 e saiu em 1982. Porém, o conselheiro ficou afastado da função entre 1955 e 1959.

A ALMG abriu o processo de candidaturas internas para a escolha de uma das vagas que competem a Casa no início deste ano. Com muitos nomes na disputa, a ideia de escolher Tadeu surgiu como forma de apaziguar os ânimos entre os deputados.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.

Ouvindo...