Ex-deputado e ex-secretário de Direitos Humanos no governo Lula, Nilmário Miranda, quadro histórico do PT em Minas Gerais, está ampliando viagens ao interior do estado, em contato com as lideranças regionais do partido, para tentar se viabilizar como candidato a deputado federal nas eleições deste ano.
Oficialmente, a informação é negada pelo ex-parlamentar, que afirmou à coluna que apenas está se dedicando à articulação de uma frente ampla com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência, Rodrigo Pacheco (PSD) para o Palácio Tiradentes e Marília Campos (PT) para o Senado Federal. Contudo, interlocutores do PT garantem que ele já expressou o desejo de concorrer e tem trabalhado para isso.
O petista foi deputado estadual entre 1987 e 1990, e deputado federal entre 1991 e 2003. Foi candidato ao governo de Minas Gerais em 2002 e 2006, perdendo as eleições em ambas ocasiões para Aécio Neves (PSDB). Outro antigo quadro do PT que pode retornar às urnas é o ex-deputado estadual André Quintão, que tenta se viabilizar para voltar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais nestas eleições.