A Polícia Federal deflagrou, nesta terça feira (16), a Operação Igapó para investigar a atuação de uma organização criminosa suspeita de envolvimento em crimes de corrupção praticados por agentes públicos e privados. De acordo com as investigações, o grupo teria como objetivo o desvio de recursos públicos por meio de fraudes em processos de licitação. Os valores obtidos de forma ilícita, segundo a PF, seriam usados para o pagamento de vantagens indevidas, além da ocultação e dissimulação de patrimônio.
Ao todo, policiais federais cumprem 31 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, em endereços localizados no estado do Pará e no Distrito Federal.
A operação apura a prática de diversos crimes, entre eles corrupção eleitoral, corrupção ativa e passiva, irregularidades em licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento e que novas medidas podem ser adotadas a partir da análise do material apreendido.