O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (27), que as escolas da capital mineira vão voltar a abrir a partir deste sábado (28), mesmo com a continuidade da
O prefeito afirmou que a prefeitura buscou uma negociação com a categoria, que foi a única que não aceitou a proposta apresentada pelo Executivo.
“É um direito dos trabalhadores, mas nós temos que pensar nas crianças que estão sem aula. Meu primeiro recado é para os pais, mães, avós que estão acompanhando, para saberem que estou preocupado com cada uma das crianças que vão às escolas em BH. Por isso, determinei que a partir de amanhã, mesmo sendo sábado, todas as escolas estarão abertas para receber as crianças que precisam ir às escolas para se alimentar. Muitas vão às escolas para se alimentar. Amanhã, sábado, apenas no turno da manhã. A partir da próxima semana, de segunda à sexta, normalmente, no turno da manhã e da tarde, com café e almoço, como a prefeitura sempre serviu”, falou Damião.
Segundo o prefeito, todos os outros sindicatos fizeram acordos sobre o reajuste salarial, o que não aconteceu com o sindicato dos professores da rede municipal.
“Tentamos em várias reuniões, com a participação de nossos secretários, um acordo com o sindicato para que não entrasse em greve. Esse acordo não aconteceu. Conseguimos acordos com todos os outros, sem exceção, nenhum entrou em greve, apenas o dos professores. Se o professor está em greve, como vamos abrir a escola? Porque aqueles que trabalham nas escolas e não são professores estão nas escolas e estão trabalhando. A cantineira está lá e vai atender as crianças a partir de amanhã”, disse o prefeito.
Damião afirmou ainda que a prefeitura de BH paga aos professores da rede municipal acima do piso nacional.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o sindicato dos professores e assim que houver um retorno essa matéria será atualizada.