Ouvindo...

Oposição leva até travesseiro para o plenário e promete arrastar votação da PEC da Copasa

Os parlamentares estão preparados para passar a noite na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Oposição a Romeu Zema pretende estender a votação pela madrugada nesta quinta-feira (23)

Deputados da oposição ao governador Romeu Zema (Novo) prometem estender a votação da PEC 24/2023 pela madrugada desta sexta-feira (24). O grupo, contrário à proposta que retira da Constituição estadual a exigência de um referendo popular para a privatização da Copasa, pretende usar todos os instrumentos regimentais possíveis para obstruir o andamento da sessão.

Em um gesto simbólico, o deputado Leleco Pimentel (PT) levou um travesseiro e um cobertor para o plenário, sinalizando que os parlamentares estão preparados para passar a noite na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A votação teve início por volta das 18h desta quinta-feira (23), após a mesa diretora acatar uma questão de ordem apresentada pela oposição, que havia pedido o cancelamento de uma reunião anterior por suposta irregularidade na condução dos trabalhos.

Aliados de Zema defendem que a PEC é fundamental para viabilizar a adesão de Minas ao programa federal de refinanciamento da dívida com a União, opositores afirmam que a proposta representa um ataque à soberania popular e à gestão pública de um serviço essencial. Além da obstrução, há a possibilidade de a oposição tentar apresentar uma emenda ao texto, o que obrigaria o retorno da proposta à comissão especial e adiaria a votação.

Do lado de fora, manifestantes contrários à privatização marcam presença na galeria. A base governista tenta garantir os 48 votos necessários para aprovar a PEC em primeiro turno ainda nesta semana. Caso isso aconteça, o texto voltará à comissão especial e poderá ser votado novamente após o intervalo mínimo de três dias. Duas reuniões dessa comissão já estão previstas para esta sexta-feira, às 9h e às 9h30.

Leia também

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.