Ouvindo...

Número de brasileiros na lista de deportação é maior do que voos vindos dos EUA, diz Macaé

Nessa quinta-feira (7), 100 brasileiros desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, vindos do Texas

Ministra Macaé Evaristo, da pasta de Direitos Humanos e Cidadania

O número de brasileiros na lista de deportação dos Estados Unidos para o Brasil é muito maior que o número de voos promovidos pelo governo americano. A afirmação é da Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, feita nesta sexta-feira (8) durante coletiva de imprensa em Belo Horizonte.

Nessa quinta-feira (7), 100 brasileiros desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, vindos do Texas, nos Estados Unidos. Este foi o décimo quinto voo de deportados desde o início do governo de Donald Trump.

O número de repatriados desde fevereiro deste ano já ultrapassa 1,3 mil pessoas. Sobre o atraso na chegada dos brasileiros e o fato deles estarem algemados, a ministra detalhou o trabalho de acolhimento feito pelo governo federal, quando eles descem em solo brasileiro, e explica que os voos são organizados pelos Estados Unidos.

“Desde que nós entramos diretamente no processo de negociação, a gente tem tentado trabalhar para que tenha um ordenamento nessa vinda e que a gente possa também estabelecer aqui toda uma operação de acolhimento para essas pessoas que estão chegando”, detalha a ministra.

Nesta semana, o Governo Federal lançou o programa Aqui é Brasil, de acolhimento aos deportados e repatriados. Assim que chegam ao país, eles passam por uma triagem para identificar as principais demandas e necessidades. Minas Gerais segue sendo o estado que mais recebeu repatriados, seguido de Rondônia, São Paulo, Goiás, e Espírito Santo.

Leia também

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022