Horas após o Partido Novo ser notificado extrajudicialmente pelo filho do cantor Renato Russo pelo uso não autorizado da música ‘Que país é esse?’ durante o lançamento da pré-candidatura à Presidência, o governador Romeu Zema (Novo) usou suas redes sociais para compartilhar um vídeo do cantor.
Na segunda-feira (18), Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, enviou uma notificação ao Novo e reclamou do uso da música sem autorização. Ele é o responsável pela Legião Urbana Produções, que detém os direitos sobre as músicas da banda.
Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, Manfredini disse que nem Zema nem o Partido Novo pediram para usar a música durante o evento.
“Mais uma vez a extrema direita insulta a obra do meu pai, a memória dele, e faz uma afronta aos direitos autorais”, afirmou o filho de Renato Russo.
Horas depois da notificação, já na madrugada desta terça-feira (19), Zema fez uma postagem com um vídeo de Renato Russo defendendo os valores de “tradição, família e propriedade” e se dizendo um “capitalista nato”.
“Concordo 100% com Renato Russo: Um país deve preservar suas tradições, família é a base de tudo, capitalismo é o melhor sistema de governo para gerar riqueza e tirar as pessoas da pobreza. Viva Legião!”, escreveu Zema.
No vídeo compartilhado por Zema, o cantor Renato Russo é perguntado sobre valores como “tradição, família e propriedade”.
“Essa pergunta é uma tentativa de criar uma polêmica que a Legião Urbana não gosta de se envolver com esse tipo de coisa. Agora, tradição é uma coisa que seria bom se nosso país tivesse. Família, eu gosto muito da minha família. E propriedade é uma coisa que eu estou querendo aumentar ao máximo, porque quero muitas propriedades, sou um capitalista nato”, respondeu o vocalista do grupo Legião Urbana.