O líder da oposição na Câmara dos Deputados, o deputado Zucco (PL-RS) afirmou, em vídeo postado nas redes sociais, na manhã deste sábado (22), que é uma atitude de “vingança” a decretação da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro e de que os aliados não ‘vão desistir’.
“Injustiça, irresponsabilidade, vingança. Sim. Aquele que lutou com o sistema, hoje está sendo refém dele. Mas nós vamos continuar, presidente, seu legado, sua garra, sua força, sua liderança permanecem em todos nós, nós não vamos desistir”, afirmou o deputado no vídeo.
O
Esta medida não se trata de cumprimento de pena por condenação em processos como o da suposta tentativa de golpe de Estado – cujas investigações ainda estão em curso –, mas sim de uma prisão cautelar. A decisão revogou o regime de prisão domiciliar a que Bolsonaro estava submetido desde agosto.
Leia mais:
Fontes ligadas à investigação confirmaram que a principal motivação para a solicitação da prisão preventiva foi a necessidade de garantir a ordem pública e a segurança institucional.
A Polícia Federal argumentou, em sua petição ao STF, que um chamado público feito na véspera (sexta-feira, 21) representou um risco de segurança imediato e inaceitável. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) havia convocado publicamente uma vigília em frente à residência do pai.