Moraes nega incluir Fux em julgamento do núcleo 2 da trama golpista

Ministro afirma que pedido da defesa de Filipe Martins é ‘meramente protelatório’

Alexandre de Moraes, ministro do STF e relator do processo que apura a tentativa de golpe de Estado.

A Executiva Nacional do União Brasil decidiu nesta segunda-feira (8) expulsar do partido o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Deputado federal licenciado pela legenda, Sabino ficou no governo federal mesmo após o ultimato dado pela sigla, em setembro, para que todos os seus filiados com cargos no Executivo federal deixassem seus postos.

Além da expulsão do ministro, o União Brasil também decidiu intervir no diretório estadual do partido no Pará, controlado por Sabino.

“A expulsão decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que permaneceu no Governo Federal, em atitude contrária a uma determinação do partido anunciada em setembro envolvendo todos os filiados”, afirmou o partido em nota.

Leia também

O processo que levou à saída de Sabino já vinha sendo discutido desde setembro, quando o União Brasil anunciou o rompimento com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo após a decisão, o ministro optou por continuar à frente da pasta do Turismo.

A cúpula da legenda confirmou a decisão do Conselho de Ética que, em 25 de novembro, aprovou por unanimidade a desfiliação do ministro.

Na ocasião, o partido havia dado 30 dias para que todos os filiados deixassem seus cargos no Executivo, sob pena de implicar em “infidelidade partidária” — o que poderia resultar em punições internas.

Sabino chegou a anunciar que entregou ao presidente Lula uma carta de demissão. Segundo ele, no entanto, o chefe do Executivo pediu que permanecesse no cargo por mais tempo, especialmente em razão da preparação da COP30, que será realizada em Belém (PA).

Por ter permanecido na função, Sabino foi afastado do partido em outubro e passou a responder ao processo no Conselho de Ética.

Leia a íntegra da nota do União Brasil:

Celso Sabino não integra mais os quadros do União Brasil.

A Comissão Executiva Nacional do União Brasil decidiu, durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (8), pela expulsão com cancelamento de filiação do deputado federal e atual ministro do Turismo, Celso Sabino.

A expulsão decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que permaneceu no Governo Federal. em atitude contrária a uma determinação do partido anunciada em setembro envolvendo todos os filiados.

Atendendo a outra representação, a Comissão deliberou sobre a intervenção no Diretório Estadual do Pará, que passa a ser presidido por uma Comissão Executiva Interventora.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...