Ouvindo...

Moraes determina que plataformas apontem autores de ameaças a Dino

Ministro também autorizou abertura de uma investigação para apurar o caso

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (2) que plataformas digitais forneçam, em até 48 horas, os dados dos perfis responsáveis por ameaças contra o ministro Flávio Dino e o delegado da Polícia Federal Fábio Shor.

A ordem foi direcionada às redes sociais Instagram, X, YouTube e TikTok, que deverão entregar as informações cadastrais dos usuários identificados como autores das mensagens.

Leia também

“Oficie-se às empresas Meta Platforms, TikTok, X e YouTube, para que, no prazo de 48h (quarenta e oito horas), forneçam os dados cadastrais dos seguintes perfis, a fim de identificar os respectivos responsáveis”, escreveu Moraes na decisão.

Na mesma decisão, Moraes autorizou a abertura de um inquérito específico para apurar os ataques contra Dino e Shor.

No último dia 10 de setembro, Dino relatou ter recebido ameaças um dia após votar pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete aliados no inquérito que apura a tentativa de golpe após as eleições de 2022.

O delegado Fábio Shor foi responsável por conduzir a investigação sobre a tentativa golpista. Segundo a Polícia Federal, as ameaças estão ligadas à atuação de milícias digitais durante o governo Bolsonaro.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.