Ouvindo...

Federalização da Copasa: Base de Zema comandará comissão especial da PEC do Referendo na ALMG

Primeira reunião definiu presidente, vice e relator; proposta retira exigência de consulta popular para privatização da Copasa

Deputado estadual Cássio Soares será o presidente do colegiado

O deputado estadual Cássio Soares (PSD) foi escolhido presidente da comissão especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que vai analisar a PEC 24, proposta que elimina a obrigatoriedade de um referendo popular para a privatização da Copasa.

Na reunião de instalação do grupo, realizada nesta quinta-feira (2), também foram eleitos o vice-presidente, Noraldino Júnior (PSB), e o relator, Gustavo Valadares (PSD). A comissão é composta ainda por João Magalhães (MDB) e Bella Gonçalves (PSOL), única representante da oposição.

A PEC poderá receber emendas durante a tramitação no colegiado. Caso seja aprovada em dois turnos no plenário, a emenda constitucional será promulgada pela própria Assembleia, sem necessidade de sanção do governador.

A proposta integra o pacote do governo Romeu Zema (Novo) para levantar cerca de R$ 34 bilhões — valor que corresponde a aproximadamente 20% da dívida com a União — dentro das negociações para adesão de Minas ao Propag, o programa federal de renegociação de dívidas estaduais.

Leia também

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.