O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que gasolina e diesel podem baixar nos próximos dias, caso o petróleo Brent recue. A declaração foi dada nesta segunda-feira (7), durante entrevista no Centro de Mídia, onde a imprensa está concentrada para acompanhar a
“Com a queda do Brent, se ela se mantiver como está hoje, há uma real possibilidade de, nas próximas semanas, a gente ter mais diminuição no preço da gasolina e diesel. Nós estávamos muito apreensivos com essa guerra entre Israel e Irã. A tensão diminuiu, e esperamos que termine.”
Silveira também comentou sobre a recente declaração da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, sobre a venda do Polo Bahia, que consiste em 28 blocos em terra, com produção de cerca de 9 mil barris por dia de petróleo. O polo chegou a ter o processo de venda iniciado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), mas foi suspenso em setembro de 2023.
“A Petrobras tem a sua diretoria, tem a sua autonomia do ponto de vista gerencial para poder estudar o que é melhor para a companhia. É uma companhia de capital aberto, portanto, o governo tem naturalmente uma grande inserção ou poder de decisão no conselho, mas não intervém naquilo que sua diretoria executiva propõe. Isso não foi apresentado pela diretoria executiva, foi apenas uma declaração da presidenta Magda, portanto, deve ser apenas uma posição inicial.”
Ele falou, também, sobre o papel desempenhado pelos Brics. “Os Brics discutiram hoje a questão da sustentabilidade, da transição da sustentabilidade, da transição energética de forma vigorosa. O fórum internacional é fundamental para poder articular financiamento para transição energética através do banco do Brics. Nossa presidenta Dilma está presente no fórum e atenta a essa questão.”
A cúpula do Brics começou nesse domingo (6) e termina nesta segunda-feira (7), as com declarações finais sobre saúde e clima.