Bolsonaro segue em cuidados pós-operatórios e inicia fisioterapia, diz boletim médico

Ex-presidente segue internado em um hospital partcilar de Brasília, onde se recupera de uma cirurgia para a correção de uma hernia

O ex-presidente Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado em um hospital particular de Brasília, onde recebe cuidados pós-operatórios após a cirurgia para correção de hérnia inguinal. Segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (26), ele já iniciou sessões de fisioterapia como parte do processo de recuperação.

“Iniciou reabilitação com fisioterapia, otimização da analgesia e medidas farmacológicas para prevenção de trombose”, informa o boletim.

O documento também destaca que a equipe médica realizou ajustes na medicação para tentar controlar as crises de soluço, além do tratamento para a doença do refluxo gastroesofágico.

“Foram realizados ajustes das medicações para soluço e para doença do refluxo gastroesofágico. No dia de hoje, não há previsão de novos exames complementares ou procedimentos”, acrescenta o texto.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro utilizou as redes sociais para atualizar o estado de saúde do marido e informou que ele conseguiu se alimentar normalmente no período pós-operatório.

Ainda de acordo com a equipe médica, Bolsonaro será reavaliado na próxima segunda-feira (29), quando será definida a necessidade de um procedimento mais invasivo para tratar as crises persistentes de soluço.

Na quinta-feira (25), o ex-presidente passou por cirurgia que durou cerca de três horas e transcorreu sem intercorrências.

Durante o procedimento, os médicos avaliaram a possibilidade de ampliar a intervenção para incluir um bloqueio anestésico do nervo frênico, técnica utilizada em casos graves de soluço.

No entanto, a equipe optou por não realizar o procedimento neste momento, por se tratar de uma intervenção mais invasiva, priorizando um novo tratamento medicamentoso aliado a ajustes na alimentação.

Leia também

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...