O
O objetivo é conhecer de perto o funcionamento do Centro Materno Infantil e discutir a certificação do município para a realização de procedimentos de alta complexidade. Já às 14h, o ministro se reúne com o prefeito de Belo Horizonte,
Vale lembrar, que nessa sexta-feira (11), as primeiras doses de insulina humana do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo, do Ministério da Saúde, chegaram ao Brasil através de uma biofarmacêutica de Nova Lima, na Grande BH. O
“Hoje é um dia histórico para a saúde pública brasileira, depois de mais de duas décadas que o Brasil não produzia uma insulina humana produzida aqui no Brasil para ser entregue para o sistema único de saúde e para a saúde brasileira como todo, a gente vê esse momento onde a gente celebra a entrega da insulina recombinante humana. São mais de 800.000 unidades entregues hoje para o Ministério da Saúde e para o Sistema Único de Saúde”, explica.
📽️Reprodução | Itatiaia pic.twitter.com/KcrSSJ8BoY
— Itatiaia (@itatiaia) July 12, 2025
Tarifaço: Padilha diz que Brasil não estuda quebrar patente de medicamentos americanos para retaliar Trump Padilha diz que tarifaço de Trump é uma ‘bravata’: ‘anúncios irracionais’
“A expectativa é mais de 1 milhão de unidades que vão ser entregues nos próximos meses. Um investimento de mais de R$ 100 milhões envolvendo o BNDES, envolvendo ações do Ministério. Só para esse processo da compra final dos produtos da insulina são mais de R$ 140 milhões de investimento e uma parceria que junto ao Ministério da Saúde, a Funed aqui do Estado de Minas Gerais, a Biomm, que é uma empresa nacional mineira e uma empresa indiana a Workhard”, descreve.
Rafael Costa, um dos diretores da Biomm, falou também sobre o que falta para a empresa passar a produzir insulina humana dentro do programa do Ministério da Saúde.
“Existe um cronograma dentro do projeto executivo onde a gente respeita essa transferência de tecnologia. Isso pode acontecer entre três e cinco anos e a transmissão de tecnologia é feita pelo parceiro internacional para Biomm importada. A gente recebe o produto aqui, a gente fatura com a nota com a nota Funed e entrega no armazém de Guarulhos do Ministério da Saúde. Com o avançar deste projeto vai ser feita a produção local, a tecnologia na Biomm e na Funed”, destaca.
O prefeito de Nova Lima,
“A Biom é um orgulho para a nossa cidade. A maior fábrica de insulina da América Latina e está na nossa cidade, é mineira, é novalimense. E mais um passo importante, hoje a gente recebe o ministro Alexandre Padilha para fazer uma visita e eu acho que é importante o poder público municipal deixar as suas contribuições. O que a gente tem feito aqui é buscar, por exemplo, qualificar a mão de obra, preparar o novalimense para que ocupe as oportunidades, como a gente tem hoje um maior programa de qualificação técnica da história de Nova Lima, dentre os cursos têm a biotecnologia, que é voltada exatamente para a formação de mão de obra”, pontua.