Ouvindo...

Antônio Fabrício toma posse na próxima quarta (21) como ministro do TST

Cinco mil pessoas foram convidadas para a solenidade

Antônio Fabrício de Matos Gonçalves novo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

O ministro Antônio Fabrício, mais novo integrante do Tribunal Superior do Trabalho (TST) toma posse na próxima quarta-feira (21), às 17h. O evento é uma sessão solene, já que a posse administrativa foi realizada no dia 02 de julho. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril, o advogado mineiro foi sabatinado no dia 19 de junho na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, aprovado por unanimidade e, no mesmo dia teve a aprovação do plenário da casa e se tornou ministro.

Advocacia

Fabrício foi designado para a vaga destinada à advocacia, substituindo o ministro Emmanoel Pereira que se aposentou em em outubro de 2022. O mineiro vai integrar a Sexta Turma e a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais.

Convidados

Segundo o TST, cinco mil pessoas foram convidadas para a solenidade, a maioria é formada por advogados. Antônio Fabrício foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, sessão Minas Gerais. Dentte as autoridades previstas estão a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmém Lúcia, e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), ambos mineiros.

Trajetória

Natural de Brasília de Minas, advogado trabalhista desde 1993, com atuação no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e no TST, em processos e sustentações orais. Graduado e mestre em Direito do Trabalho pela PUC Minas, com pós-graduação em Direito de Empresa IEC/PUC/Fundação Dom Cabral. Aprovado no doutorado em Direito do Trabalho na UFMG em 1º lugar (2014). Professor de Direito do Trabalho da graduação e pós-graduação da PUC Minas desde 1999. Diretor tesoureiro OAB-MG (2013/2015), presidente (gestão 2016/2018).

Acompanhe aqui a primeira entrevista exclusiva de Antônio Fabrício como ministro aprovado para o Tribunal Superior do Trabalho.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.