Manifestantes ocuparam o hall de entrada da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (10) em defesa do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). Com bandeiras e camisetas com a frase “Glauber fica”, o grupo protesta contra o processo de cassação do parlamentar, acusado de quebra de decoro parlamentar.
A ação foi protocolada pelo Partido Novo em abril de 2024, após Braga expulsar com chutes o militante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, durante sessão na Casa. O episódio motivou a representação que questiona a conduta do deputado.
O deputado federal Chico Alencar (PSOL - RJ), falou com o público e fez algumas perguntas sobre Glauber para citar a idoneidade do parlamentar: “Daqui a duas ou três horas, primeiro ponto da pauta dessa câmara que tem sido inimiga do povo, é a cassação do mandato do deputado Glauber Braga então eu quero fazer uma pergunta para vocês para que ecoe lá naquele plenário e quem sabe toque corações e mentes por lá. Vocês já ouviram falar de algum caso de corrupção do deputado Glauber? vocês acham que há tempo de comparação, que é moral comparar os processos do deputado Glauber e a deputada foragida e condenada Zambelli?” Todos responderam que não.
A pauta da Câmara nesta quarta inclui a análise sobre a manutenção do mandato de Braga. O deputado chegou a ocupar a Mesa Diretora, mas foi removido pela força policial legislativa, para que as sessões pudessem prosseguir.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou na terça-feira (9) a inclusão do caso na pauta, junto com a votação do PL da Dosimetria. Parlamentares e líderes partidários acompanham o caso de perto, dada a repercussão e a pressão gerada pelos manifestantes.