A segurança pública voltou ao centro das preocupações dos brasileiros, e o tema teve reflexo direto na avaliação do governo, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12). De acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados apontam a violência como o principal problema do país, um salto em relação aos 30% registrados em outubro. A economia vem em segundo lugar, com 15%.
O tema ganhou força após a
Segundo a Quaest, 68% dos brasileiros discordam da declaração e apenas 26% concordam. Entre os lulistas, a divisão é mais equilibrada, mas mesmo nesse grupo quase 40% discordam do presidente.
A maioria dos entrevistados também considera que a frase não foi um mal-entendido, como Lula justificou depois, mas uma opinião sincera.
Além disso, 57% concordam com a avaliação de que a megaoperação foi desastrosa do ponto de vista do Estado, posição semelhante à do presidente.
Veja em números:
🚨 38% dos brasileiros apontam a violência e a segurança pública como a maior preocupação do país, alta de 8 pontos percentuais em relação a outubro (30%).
💰 A economia aparece em segundo lugar, com 15% das menções.
🗣️ Sobre a frase de Lula “Os traficantes também são vítimas dos usuários”:
- 🔴 81% discordam da declaração;
- 🟢 14% concordam;
- ⚪ 5% não souberam ou não responderam.
📉 Questionados sobre a explicação posterior de Lula, que disse ter sido um “mal-entendido”:
- 🔴 51% acreditam que foi uma opinião sincera;
- 🟢 39% consideram que foi um mal-entendido;
- ⚪ 10% não souberam opinar.
⚖️ Ao avaliar a operação policial no Rio de Janeiro, realizada em 28 de outubro:
- 🟢 57% concordam com a afirmação de que a ação foi “desastrosa do ponto de vista do Estado”;
- 🔴 38% discordam;
- ⚪ 5% não responderam.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em entrevistas presenciais entre 6 e 9 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.