O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou, nesta sexta-feira (27), a parte de uma nova lei que obrigaria motoristas de motos e carros a fazerem exame toxicológico para tirar a carteira de motorista. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e seguiu a recomendação de vários ministérios, como os da Saúde, Transportes e Justiça.
Hoje, esse tipo de exame já é exigido para quem quer dirigir veículos maiores, como caminhões e ônibus - categorias C, D e E. Segundo Lula, exigir o exame para quem vai tirar CNH das categorias A e B (moto e carro) poderia deixar tudo mais caro e fazer com que algumas pessoas escolhessem dirigir sem carteira, o que aumentaria os riscos no trânsito.
O projeto que Lula sancionou também permite que o dinheiro arrecadado com multas de trânsito seja usado para pagar a carteira de motorista de pessoas de baixa renda.
Agora, o Congresso vai analisar o veto. Se os parlamentares derrubarem a decisão, o exame poderá passar a ser obrigatório para todos que quiserem tirar a primeira habilitação nas categorias A e B.