Lula vai à Índia nesta terça (17) com foco em inteligência artificial e novos acordos

Durante a viagem, o presidente também fará uma visita de Estado à Coreia do Sul

O presidente Lula (dir.) e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (esq.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta terça-feira (17) para a segunda viagem internacional do ano, com destino à Índia e à Coreia do Sul.

Na capital indiana, Nova Deli, Lula cumpre agenda entre os dias 18 e 22 de fevereiro, em retribuição à visita do primeiro-ministro Narendra Modi ao Brasil, durante a Cúpula do BRICS, em julho do ano passado. Esta será a quarta ida do petista ao país asiático, a segunda neste mandato.

Entre os resultados esperados estão a assinatura da declaração Brasil-Índia sobre parceria digital para o futuro e o avanço nas negociações de ampliação do acordo comercial entre Mercosul e Índia. Também deve ser oficializada a ampliação do prazo de vistos de negócios e turismo, de cinco para dez anos.

Lula participa ainda da Cúpula de Inteligência Artificial, que reúne representantes de 50 países, e do evento paralelo “IA para o bem de todos”, organizado pelo governo brasileiro.

Após a agenda na Índia, o presidente segue para Seul, na Coreia do Sul, a convite do presidente Lee Jae Myung. Será a primeira visita de Estado de Lula ao país.

Durante a agenda na capital sul-coreana, está prevista a adoção do Plano de Ação Trienal 2026-2029, com foco na elevação das relações bilaterais a uma parceria estratégica e na atração de novos investimentos, especialmente nas áreas de tecnologia, agropecuária e cosméticos.

Em ambos os países, Lula também participa de fóruns empresariais nos dois países, com a presença de centenas de empresas brasileiras, para ampliar o diálogo econômico e fortalecer a cooperação com parceiros asiáticos.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...