Ouvindo...

Lula sugere mais mutirões para reduzir filas no SUS e quer trocar nome de empresa

Presidente acompanhou neste sábado uma ação do programa Agora Tem Especialistas, em Brasília

O presidente Lula ao lado da primeira-dama Janja e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante ação no Hospital Universitário de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu neste sábado (13) a realização de mais mutirões do programa Agora Tem Especialistas para reduzir as filas de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente precisa mapear quais são as coisas que estão mais acumuladas e fazer mais mutirões, não uma vez a cada três meses, mas quem sabe a gente não faz um mês inteiro de mutirão”, declarou o petista após acompanhar o início de um mutirão do programa no Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Lula sugeriu ainda que os médicos que aderirem à mobilização recebam horas extras como forma de incentivo.

Leia também

Neste sábado, hospitais universitários federais em todo o país realizam o chamado “Dia E” do Agora tem Especialista. Estão programados mais de 29 mil atendimentos, por meio do SUS, sendo quase 2 mil cirurgias eletivas, 4.500 consultas especializadas e 22 mil exames especializados e terapias.

A iniciativa é coordenada pelos Ministérios da Saúde e da Educação em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão dos hospitais universitários federais.

Durante o evento, o presidente sugeriu ainda mudar o nome da Ebserh, para que se torne mais popular e “digerível”. Lula brincou que a atual sigla soa como um termo em “holandês” e poderia ser trocada por “minhocão”.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.