Um homem, suspeito de matar um morador em situação de rua, foi preso pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo após ser identificado com ajuda do sistema integrado de câmeras de São Paulo. O chamado “Smart Sampa” reúne imagens de câmeras públicas e privadas e utiliza tecnologia de reconhecimento facial para apoiar a atuação das forças de segurança.
A identificação foi possível graças às imagens que registraram o suspeito circulando nessa sexta-feira (12) pelas ruas do centro da capital paulista. Após análise das imagens, agentes da GCM, que estavam em patrulhamento, reconheceram o indivíduo e efetuaram a prisão. Ele foi conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi registrada a ocorrência e decretada sua prisão preventiva.
No dia do crime, guardas em policiamento fixo foram acionados por um morador que encontrou a vítima ferida em frente ao restaurante. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu.
Mais de cinco prisões foram feitas com ajuda de câmeras em SP
Considerado o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina, o Smart Sampa é administrado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU).
Segundo o executivo municipal, desde sua implantação, o programa já possibilitou a captura de 1.860 foragidos, a prisão em flagrante de 3.231 pessoas e a localização de 87 desaparecidos.